Presidente Ivana Bastos. Foto: Vaner Casaes/ALBA
Presidente Ivana Bastos. Foto: Vaner Casaes/ALBA

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Ivana Bastos (PSD), anunciou, nesta terça-feira (13), que o processo envolvendo o deputado Binho Galinha será levado ao Conselho de Ética da Casa. O parlamentar foi preso preventivamente em outubro do ano passado acusado, segundo o Ministério Público estadual (MP-BA), de ser líder de uma organização criminosa que adota práticas milicianas com atuação principalmente na região de Feira de Santana.

Durante entrevista ao programa Boa Tarde Bahia, na TV Band, a presidente Ivana Bastos afirmou que o caso deverá ser levado ao Conselho de Ética durante a retomada dos trabalhos no Parlamento.

“O processo do deputado Binho Galinha foi uma prova de fogo. Era uma decisão que a Casa precisava tomar, a gente precisava estar em plenário em uma sexta-feira para decidir se sim ou não. Se mantinha a prisão ou não. Todo mundo ficava muito receoso. Anteriormente, teriam dito que na Assembleia os deputados não agiriam e não daria nada do caso Binho Galinha. A gente precisava dar uma resposta à sociedade se a Casa iria manter a prisão ou não. Este foi um dos maiores desafios para mim, de preocupação, de angústia”, externou a dirigente da Alba ao falar sobre o assunto com um dos mais complexos da sua gestão.

Ivana Bastos também explicou o motivo de Binho Galinha não estar levando falta no Legislativo mesmo estando preso desde outubro.

“O processo de Binho Galinha será encaminhado para a Comissão de Ética da Casa. Fui abordada outro dia sobre ele estar levando falta. No nosso regimento, é bem claro: o deputado que se afastar por problema jurídico não tem faltas computadas. No caso de Binho Galinha, a gente tem que seguir o que a lei manda. Logo que retomarmos os trabalhos, o caso será levado para a Comissão de Ética”, detalhou

Planos para 2026

Para as eleições de outubro, Ivana Bastos afirmou que trabalha para disputar a reeleição para deputada estadual. Assim, ela despistou sobre a especulação envolvendo seu nome para compor a chapa majoritária do governador Jerônimo Rodrigues (PT) no posto de candidata a vice-governadora.

“Eu sou candidata a deputada estadual. Sempre fui muito presente nos meus municípios, os prefeitos têm conversado comigo, e o meu trabalho e a minha vontade é a reeleição para deputada estadual. E se os deputados assim permitirem, renovar meu mandato de presidente da Assembleia Legislativa”, disse