O Girabank, banco digital fundado pelo influenciador Carlinhos Maia, é investigado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) por má prestação de serviços bancários. O inquérito civil foi instaurado pela 1ª Promotoria de Justiça do Consumidor em Salvador e investiga outras instituições como a Prudente Gestão de Pagamentos, a Acesso Soluções de Pagamento e a Pinbank Brasil.
De acordo com a promotora de Justiça Fernanda Pataro de Queiroz, as empresas Girabank, Acesso e Pinbank foram denunciadas por terem encerrado contas bancárias sem possibilitarem aos correntistas o resgate dos valores que estavam depositados nestas instituições.
Sem satisfação
Segundo o MP-BA, as empresas foram notificadas para que se manifestassem sobre a denúncia, mas somente a Girabank não apresentou resposta.
Procurado pelo órgão ministerial, o Banco Central do Brasil informou que a demanda se encontra sob análise da área técnica.
A promotora de Justiça ressaltou em seu ato que uma resolução do Banco Central do Brasil proíbe a prática de encerramento de conta-corrente sem a prévia notificação do correntista. A medida busca possibilitar ao cliente a reorganização de eventuais transações bancárias pendentes.
O inquérito civil deverá ser concluído em um ano, prazo que pode ser prorrogável por igual período, caso haja necessidade.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.