Artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque farão apresentações neste domingo (21), em Copacabana, no Rio de Janeiro, durante um protesto contra a chamada PEC da Blindagem, aprovada nesta semana pela Câmara dos Deputados. Assim, manifestação integra uma mobilização nacional com atos previstos em várias capitais do país.
Os protestos também incluem críticas a um projeto de lei que propõe anistia a envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Entre os nomes citados por manifestantes está o do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente réu em ações no Supremo Tribunal Federal (STF).
Apelidada por opositores de “PEC da Bandidagem”, a proposta amplia a blindagem parlamentar mesmo em casos de crime. Assim, a medida gerou repercussão nas redes sociais, com manifestações contrárias de artistas como Anitta, Daniela Mercury, Maria Bethânia e Caetano Veloso.
No Rio de Janeiro, a concentração está marcada para as 14h, no Posto 5, em Copacabana. Em Salvador, o ato está previsto para começar às 9h, no Morro do Cristo, na Barra.
O cantor Caetano Veloso chegou a publicar um vídeo nas redes sociais convidando a população a participar das manifestações. No vídeo, ele fez duras críticas a PEC e reforçou que a sociedade brasileira tinha que dar uma resposta saudável.
“A gente tem que ir pra Rua, pra frente do Congresso como já fizemos outras vezes”, disse Caetano no vídeo.